O PODER DA CURA ATRAVÉS DOS MANTRAS
A palavra mantra é composta por duas palavras: MAN (mente) e TRA (veículo que aquieta a mente). Então, os mantras são sons que elevam a nossa vibração e permite-nos acalmar a mente, expandir o cardíaco e nos conectar com a fonte divina.
Eles têm um poder sagrado de nos levar a um estado de presença, onde o que existe é apenas o aqui e agora.
Segundo Deepak Choopra os mantras são a base de todas as tradições, religiões, escrituras e orações. Quando “cantamos” ou “verbalizamos” um mantra com intenção de puro amor, compaixão, alegria, eles possuem a capacidade de curar, pois liberamos a mais pura energia vital (o prana) e somos capazes de produzir de maneira correta e com a intenção os nossos desejos mais genuínos. Os mantras têm a capacidade de nos ajudar a alterar os impulsos, hábitos e aflições subconscientes.
Os primeiros mantras nasceram na Índia há mais de 3.000 anos e foram compostos em sânscrito, uma língua sagrada da antiga Índia que não é mais falada. Os mantras foram criados pelos rishis (sábios) como caminhos para a consciência, usando o poder de sons específicos para criar energia específica.
A ciência também explica os benefícios dos mantras. O Dr. Alan Watkins , professor de neurociência do Imperial College London, através de recente pesquisa, constatou que quando cantamos um mantra, a vibração do som acalma o sistema nervoso , reduzindo o estresse e aumentando o poder de memória.
Segundo Deva Premal , uma das cantoras mais conhecidas de mantras diz que segundo as escrituras védicas, nossos corpos físico e sutil contêm 108 nadis principais, ou canais de energia. Por isso, quando cantamos um mantra 108 vezes, essa vibração sonora pode preencher todas as linhas de energia em nossos corpos e equilibrá-las.
No final do dia, o mantra serve para trazer você de volta à simplicidade. Vivemos em um mundo tão complexo que é fácil se perder em todos os detalhes. Os mantras podem ajudá-lo a voltar à abordagem simplista da vida e se concentrar naquelas coisas que o inspiram e realmente fazem você feliz. Eles elevam a sua vibração e energias como gratidão e paz se fazem presentes.
Como nos preparar para cantar um mantra?
- Pergunte-se qual o principal motivo para cantar um mantra? Qual é a sua real intenção? Ter a clareza da sua intenção faz com que você escolha o melhor mantra para se cantar. Você pode querer diminuir a ansiedade, depressão, pressão arterial, diabetes, deixar ir as emoções que tem impedido de ter uma vida com maior bem-estar.
- Encontre um mantra apropriado para sua intenção. (no final do artigo vou colocar algumas sugestões).
- Escolha um lugar tranquilo onde não poderá ser interrompido.
- Sente-se em uma posição confortável, pode ser no chão, com pernas cruzadas ou você pode escolher uma cadeira (como se sentir melhor). A coluna deve estar sempre ereta. Você pode juntar o polegar com o dedo indicador (gyan mudra) que auxilia na concentração.
- Preste atenção na respiração ( inspire e expire) , mas não tente controlá-la, apenas deixe-a fluir.
- Cante o mantra escolhido por você. Você pode iniciar com o OM, e enquanto canta, sinta as vibrações que ele proporciona. Não se preocupe se a pronuncia não for correta. Lembre-se: você está cantando para o seu bem-estar e não para a perfeição.
- Preste atenção nas suas reações, o objetivo é que o seu corpo flua, por vezes, você vai cantar, por vezes, você vai querer ficar no silêncio, e, está tudo certo.
- Quando se sentir preparado abra os olhos volte lentamente.
Tudo no universo é som, informação e energia , por isso, qualquer desconforto ou doença pode ser considerado uma distorção do som em alguma área do corpo.
Reintroduzir o som correto ajuda a restaurar a harmonia nessa área. Os mantras de cura normalmente são repetidos com a atenção na área de desconforto ou direcionar a vibração para onde ela é necessária.
Existem alguns mantras de cura poderosos, que são mais simples e que podem ser realizados por qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento prévio, eis alguns exemplos:
- Om Bhavani-Pandurangaya Namaha para pressão alta
- Om Jay-Pandurang-Rakhumaiya Namaha para problemas cardíacos
- Om Jay-Shriramya Namaha para diabetes
Para conexão espiritual:
De forma geral, todos os mantras indiretamente apoiam o desenvolvimento espiritual. No entanto, o “Gayatri Mantra”, é o mais poderoso para te levar ao caminho do despertar. Tradicionalmente, é cantado em momentos de transição durante o dia – nascer do sol, meio-dia e pôr-do-sol – mas também pode ser cantado em qualquer momento conveniente. É melhor cantar um mínimo de três vezes por sessão.
Assista o vídeo na voz de Deva Premal:
https://www.youtube.com/watch?v=DInWUwGxTTk
Em luz e paz
Namastê
Priscila Godoy
Life Coach e Treinadora