
05 hábitos que você deve mudar imediatamente para uma vida mais saudável
Quer ter uma vida saudável? Preste atenção nestes 05 hábitos que você deve substituir imediatamente.
Qualquer pessoa que já tenha tentado fazer dieta, parar de fumar, “pular” do sofá para fazer exercícios físicos, ser “mais leve” nas relações, correr atrás do novo emprego, sabe que mudanças de comportamento e hábitos são desafiadoras. Um estudo da Universidade de Duke (EUA) estima que mais de 40% das nossas ações diárias são hábitos, não decisões intencionais, ou seja, agimos de modo automático. Então, sim, você gasta metade do seu dia vivendo no piloto automático. Eis alguns dos hábitos que você deveria substituir imediatamente:
#1. Conviver com pessoas pessimistas:
Lembre-se: tudo no universo é energia, e pessoas com baixa frequência vibratória que apresentam comportamentos como reclamar demais, pessimismo, irritação, criticismo, agressividade, ressentimento, as leva a baixar a sua própria frequência. Escolha conviver com pessoas que lhe apoiam, com feedbacks construtivos e que lhe façam acessar o seu melhor.
#2. Deixar as coisas para última hora.
Isto pode ser muito exaustivo, tanto fisicamente como mentalmente. Quem tem este comportamento de alguma maneira não consegue relaxar, vive na ansiedade e tensão, e fica com aquela “vozinha” a todo instante lembrando o que tem que fazer. Tire da frente logo o que precisa ser feito. Antecipe-se aos prazos e tarefas, seja mais proativo. Preste atenção nas suas distrações, elas são mais externas (redes sociais, celular) ou internas (vitimização, baixa autoestima)? Tenha um diário e faça anotações importantes sobre as distrações.
#3. Assistir muita Televisão ou ficar horas na frente do computador:
A radiação pelo uso de celulares, tablets e computadores aumentou 250 mil vezes da década de 80 para cá. Se essas ondas fossem visíveis, você não conseguiria enxergar mais nada. Um levantamento supercompleto, recém-publicado, de pesquisadores da Ucrânia e dos Estados Unidos, através de cientistas, de 14 países, decidiram incluir a radiação dos celulares como agentes possivelmente cancerígenos. Ficar 3 a 4 horas por dia na frente da TV ou computador (exceto quando necessário, no trabalho ou estudos) não muda a sua vida para melhor. Pense o que poderia lhe trazer maior satisfação, sem ser TV e computador?
#4. Permanecer em relacionamentos nocivos.
Nossa vida afetiva (namoro, casamento, amizades) são áreas muito importantes da nossa vida. Todo ser humano tem a necessidade de uma conexão afetiva, mas nem sempre esta conexão nos faz bem. Se você está se sentindo preso em um relacionamento onde não vê futuro e ainda mesmo assim, continua atraído por ele, repense e busque maior autoconhecimento, conhecendo-se melhor será capaz de analisar o que te impede de separar-se destas pessoas e seguir o seu caminho com mais liberdade e felicidade.
#5. Focar a atenção nos aspectos negativos
Muitas pessoas agem com foco no negativo. Um exemplo: se você vai trabalhar e encontra o pneu do carro furado, você pode ficar uma fera e esbravejar ou, pensar em algumas possibilidades como pegar um Uber e pedir para alguém do seguro ir até a sua casa e trocar o pneu. Pessoas mais negativistas são menos resilientes , não lidam bem com as adversidades e acabam levando esta negatividade para todas as áreas da vida, sendo incapazes de ver o que está indo bem.
A partir de hoje, para cada encontro negativo que você enfrenta, eu o desafio a identificar três coisas que são boas sobre isso. Pratique fazendo isso por uma semana, e até o final da semana você verá que seu primeiro instinto é pensar positivo, não negativo.
Temos a dificuldade de mudar um hábito porque achamos que será muito sacrifício e requererá muito esforço e energia da nossa parte e que pode durar a vida inteira.
Por isso, elenque um hábito de cada vez e tenha uma ação, somente uma ação para mudá-lo. Não adianta querer fazer tudo de uma só vez. Se quer assistir menos TV, comece duas vezes por semana a substituir a TV por um livro, ou, por meditar, ou por uma caminhada, e depois passe para três vezes, e assim sucessivamente. Alcançamos a maestria através da prática.
Boa sorte,
Um abraço
Priscila Godoy