
O PROPÓSITO DA ALMA – COMO POSSO SERVIR COM OS MEUS POTENCIAIS?
Aristóteles dizia: “Onde meus talentos e paixões encontram as necessidades do mundo, lá está o meu caminho, o meu lugar”.
Nós humanos somos criaturas sociais, ou seja, não nos desenvolvemos sozinhos. Para a nossa evolução necessitamos de outras pessoas. Por isso escolhemos viver em grupos, família, amigos, trabalho, comunidade.
Mas existe uma diferença entre servir e ajudar.
A Ajuda é condicional – nós ajudamos dentro das nossas possibilidades de tempo, dinheiro e de consciência. Vou dar um exemplo, eu posso ajudar a uma instituição que cuida de animais doando o tempo que tenho livre, pode ser uma vez por mês, uma vez por semana. Mas sempre está condicionado às minhas possibilidades.
O Serviço é incondicional – ele é um estado de consciência do SER . O serviço nada mais é do que você mostrar quem realmente você é em todos os momentos da vida, expressando os seus valores, virtudes, forças , interesses e paixões. Neste estado de consciência já não existe mais os medos, as crenças, padrões, condicionamentos, carências e polaridades. Aqui você já vive o seu propósito de alma.
De fato, a palavra HUMANIDADE – é uma palavra composta – HUMANO + UNIDADE , quer dizer, que quando sirvo aos outros, estou servindo a mim mesmo, pois reconheço que o meu bem estar é o bem estar das outras pessoas, da comunidade, da sociedade e do planeta.
O serviço é a resposta a um profundo chamado de unidade que está presente em todas as almas deste planeta. Neste nível de consciência tudo acontece de maneira natural, somos úteis aos demais, sem nos darmos conta disto . Eu entendo, compreendo e integro o meu momento presente e vivo-o com plenitude, sem questionar.
A alma que oferece o seu serviço, não pede nada em troca, não porque não necessite, mas, porque já sabe que tudo o que precisa, chegará até ela no momento mais adequado. Esta alma , que é você, não se coloca em um patamar superior, e não acha que o que faz é extraordinário. Aqui existe a humildade e a aceitação dos seus limites.
Jesus dizia: por seus atos vos conhecereis. Quando você está a serviço, você faz e pronto, não precisa de reconhecimento ou de valorização externa.
Quando você deixa de se enganar, manipular, desvalorizar-se, você acessa o seu poder pessoal, sabedoria e amor em ação – estes três atributos formam a pureza de coração. Mas, o serviço só é possível com a empatia – esta é a principal palavra para o serviço. Quando eu me coloco no lugar do outro, e não o julgo, não o critico, apenas o aceito e entendo que ele opera no seu próprio nível de consciência – você esta servindo.
Quando você se coloca a serviço, você vive o propósito da sua alma. Você se sente a vontade com as incertezas da vida e abraça tudo o que vive, sem julgamentos e medos. Você sabe que está neste planeta para experimentar , sentir , aprender e evoluir. Assim, a sua vida passa a ser mais alegre , mais preenchida -você se alimenta bem, cultiva boas amizades (não precisa ser muitas), vive bem na solitude, entende que cada pessoa tem o seu processo, por isso, não possui expectativas. Existe uma rendição e você segue a sua alma.
Sua alma quer que você viva guiado pelo seu coração, elevando a cada dia sua frequência, para retomar a sua “humanidade”.
Um forte Abraço
Priscila Godoy
*Imagem desenhada por Priscila Godoy, no trabalho mensagens da alma.