A SEGURANÇA PSICOLÓGICA NO TRABALHO – PORQUE É IMPORTANTE E COMO DESENVOLVÊ-LA
Como os erros são vistos no seu ambiente de trabalho, são alvos de aprendizado ou críticas? Você possui a liberdade para expressar as suas ideias livremente ou se sente constrangido para falar? Como é para você compartilhar as suas preocupações e seus medos no trabalho? O seu líder é capaz de te escutar atentamente, ou, você sente que o que fala não é considerado?
Em pesquisa realizada pelo Instituto Gallup em 2017, 3 em cada 10 funcionários concordaram fortemente que suas opiniões não contam no ambiente de trabalho.
De acordo com a Dra. Amy Edmondson, autora de “A Organização sem medo: Criando Segurança Psicológica no Local de Trabalho para Aprendizagem, Inovação e Crescimento” e pesquisadora da Harvard Business School, , as pessoas devem ser capazes de expressar seus pensamentos , fazer perguntas e participar de um “brainstorm” em voz alta para criar uma cultura de inovação.
A segurança psicológica é uma crença compartilhada pelos membros de uma equipe de que ninguém o envergonhará, rejeitará ou punirá por falar o que pensa. As pessoas podem falar abertamente, expressar suas preocupações e saber que todos as ouvem sem julgamentos.
Através de pesquisas recentes, sabemos que os gestores que criam ambientes de trabalho psicologicamente seguros têm menos probabilidade de experimentar a rotatividade de funcionários em suas equipes. Se você deseja reter os melhores desempenhos, garanta a segurança psicológica em toda a empresa. Como qualquer iniciativa importante, ela precisa começar do topo com a adesão dos executivos.
Quando os colaboradores possuem segurança psicológica no local de trabalho, eles se sentem confortáveis sendo quem são, sem viver uma falsa imagem, e trazem o seu melhor potencial para o ambiente/equipe, engajando-se com os projetos e aumentando a performance.
Colaboradores psicologicamente seguros estão mais interessados em aprender, buscar a excelência e conexão genuína com os outros do que propriamente manter uma boa aparência e o status.
A segurança psicológica significa permitir a franqueza e ser vulnerável, sem medo de criticas.
De acordo com o Dr. Timothy Clark, autor de “The 4 Stages of Psychological Safety: Defining the Path to Inclusion and Innovation” ( Os quatro estágios da segurança psicológica: Definindo o caminho da inclusão e inovação) , os funcionários devem progredir através dos 4 estágios a seguir antes de se sentirem livres para fazer contribuições valiosas e desafiar o status quo.
Etapa 1 – Segurança de inclusão: a segurança de inclusão satisfaz a necessidade humana básica de se conectar e pertencer. Nesse estágio, você se sente seguro para ser você mesmo e é aceito por quem você é, incluindo seus atributos únicos e características definidoras.
Etapa 2 – Segurança do aluno: A segurança do aluno satisfaz a necessidade de aprender e crescer. Nesse estágio, você se sente seguro para trocar ideias no processo de aprendizagem, fazendo perguntas, dando e recebendo feedback, experimentando e cometendo erros.
Estágio 3 – Segurança do Colaborador: A segurança do Colaborador satisfaz a necessidade de fazer a diferença. Você se sente seguro para usar suas habilidades e talentos para fazer uma contribuição significativa.
Etapa 4 – Segurança do Desafiador: A segurança do Desafiador satisfaz a necessidade de melhorar as coisas. Você se sente seguro para falar e desafiar o status quo quando pensa que há uma oportunidade para mudar ou melhorar.
“Nós prosperamos em ambientes que nos respeitam e nos permitem (1) sentir-nos incluídos, (2) sentir-nos seguros por aprender, (3) sentir-nos seguros para contribuir e (4) sentir-nos seguros para desafiar o status quo. Se não pudermos fazer essas coisas, se for emocionalmente caro, o medo nos fecha. Não estamos felizes e não estamos atingindo nosso pleno potencial. Mas, quando o ambiente nutre a segurança psicológica, há uma explosão de confiança, engajamento e desempenho. Pergunte a si mesmo se você se sente incluído, seguro para aprender, seguro para contribuir e seguro para desafiar o status quo. E, finalmente, pergunte-se se você está criando um ambiente onde outras pessoas podem fazer essas quatro coisas. No processo, olhe ao redor e veja outras pessoas com respeito e novo espanto, encontre uma comunhão mais profunda em seus relacionamentos e mais felicidade e satisfação em sua própria vida”.
Fontes:
Timothy R. Clark: “The 4 Stages of Psychological Safety: Defining the Path to Inclusion and Innovation”.
Amy Edmondson: A organização sem medo: Criando segurança psicológica no local de trabalho para aprendizado, inovação e crescimento.