As 5 linguagens do amor
Quais são as cinco linguagens do amor e o que significam? Neste artigo vamos te ajudar a decodificar tais linguagens, para você entender as diferentes maneiras de como as pessoas expressam amor.
As diferenças gritantes no jeito de ser e de agir de homens e mulheres já não são novidade há tempos. O que continua sendo um dilema é como fazer dar certo uma relação entre duas pessoas que às vezes parecem ter vindo de planetas distintos.
O livro The 5 Love Languages of Love ( As cinco linguagens do amor) do Dr. Gary Chapman , foi escrito em 1995 e deu início a uma nova maneira de pensar sobre o amor. O livro tornou-se mais popular recentemente.
Mas, o que exatamente são e o que significam estas 5 linguagens?
As cinco linguagens do amor descrevem a maneira como nos sentimos amados e apreciados. Dependendo de nossos tipos de personalidade individuais, podemos nos sentir amados de maneira diferente de como nossos parceiros se sentem. Compreender e decodificar essas diferentes maneiras de demonstrar amor o ajudará a eliminar as expectativas e necessidades de seu parceiro.
De acordo com o Dr. Chapman, existem cinco linguagens do amor: Palavras de Afirmação, Atos de Serviço, Receber Presentes, Tempo de Qualidade e Toque Físico.
1. Palavras de Afirmação
Esta linguagem do amor se expressa com palavras que edificam o seu parceiro. Elogios verbais não precisam ser complicados; os elogios mais curtos e simples podem ser os mais eficazes.
Palavras significam muito se seu parceiro tem essa linguagem do amor. Elogios e um “eu te amo” podem ajudar muito. Por outro lado, comentários negativos ou insultuosos podem magoar seu parceiro(a) que levará mais tempo para perdoar do que os outros.
Exemplos de palavras de afirmação
- “Só quero que saiba o quanto estou orgulhoso de você.”
- “Você trabalha muito para nós e, mesmo quando as coisas podem parecer difíceis, só quero que saiba o quanto estou grato.”
- “Eu me sinto muito sortuda por ter você.”
- “Estou aqui se precisar de mim e quero ajudar a apoiá-lo de todas as formas que puder”.
- “Você está fazendo um ótimo trabalho. Estou muito orgulhoso de vocês.”
- “Uau! Você está tão bem! Eu realmente amo a nova roupa. Ficou ótima em você! ”
2. Atos de Serviço
Seu parceiro pode ter essa linguagem do amor se o lema for “Ações falam mais alto que palavras”.
Essa linguagem do amor se expressa fazendo coisas que você sabe que seu cônjuge gostaria. Cozinhar uma refeição, lavar a roupa e pegar uma receita são atos de serviço. Eles exigem algum pensamento, tempo e esforço.
Todas essas coisas devem ser feitas com positividade e com a felicidade suprema e com o seu parceiro em mente para serem consideradas uma expressão de amor. Ações por obrigação ou com tom negativo são algo totalmente diferente.
Exemplos de atos de serviço
- Prepare o café da manhã, o almoço ou o jantar se seu parceiro geralmente for o cozinheiro.
- Leve as crianças para os compromissos e deixe o seu parceiro relaxar sem responsabilidades por algumas horas.
- Recolha o lixo.
- Faça o supermercado.
3. Presentes
Essa linguagem do amor não é necessariamente materialista. Significa apenas que um presente significativo ou atencioso faz seu parceiro se sentir amado e apreciado. Algo tão simples como presentear com um sorvete favorito depois de uma longa semana de trabalho pode ter um grande impacto.
Isso é diferente de Atos de Serviço, em que você demonstra afeto realizando ações para ajudar seu parceiro.
Vejamos um exemplo! Conheça João e Jane
Digamos que João veja uma barra de chocolate que não comia desde criança. Há muitas boas lembranças ligadas a este doce e sempre costumava fazê-lo feliz. Um dia depois, Jane surpreende John com esta barra de chocolate junto com um simples bilhete de amor. Os sentimentos que acompanham este item vão muito além do próprio item. John pode se sentir amado e grato por Jane realmente tê-lo ouvido e feito o possível para surpreendê-lo.
Ou digamos que Jane está super ocupada no trabalho. Ela está tendo muitas dores de cabeça e pescoço por conta do estresse. Percebendo isso, João a surpreende com um “Spa contra estresse”, uma massagem com banhos com ervas e óleos essenciais, para ela relaxar. Jane se sente notada e que seus sentimentos são importantes para John. Ela sabe que John fará tudo o que puder para cuidar dela.
Se a principal linguagem do amor de seu parceiro é receber presentes, lembre-se de que nem tudo se resume aos itens. É mostrar a ele o quanto você o percebe, pensa e escuta que importa para ele.
4. Tempo de qualidade
Se a principal linguagem do amor do seu parceiro é o tempo de qualidade, isso significa que ele se sente mais amados quando você passa bons momentos com eles . Sem pensar, certo? Não tão rápido! Estar perto dele simplesmente não vai funcionar. Nem a noite de cinema padrão. Por quê? Porque tempo de qualidade é muito mais do que apenas tempo, é atenção. Na verdade, essa linguagem de amor provavelmente deveria ser renomeada para “Atenção de qualidade”.
Ideias para tempo de qualidade:
- Dê um passeio pela vizinhança.
- Faça um quebra-cabeça ou jogue um jogo de tabuleiro.
- Planeje suas próximas férias juntos.
- Encontre uma nova receita e façam para o jantar juntos.
- Faça uma mini viagem.
- Vá observar as estrelas.
- Faça pizzas caseiras e coma enquanto assiste ao pôr do sol.
5. Toque Físico
A linguagem do amor do Toque Físico é mais sobre intimidade. Pode ser dar as mãos, colocar a cabeça no ombro do seu parceiro ou simplesmente um abraço. Assim como alguém pode se sentir amado depois de ler um bilhete do parceiro, outra pessoa pode ter a mesma sensação quando o parceiro passa a mão pelo cabelo dele.
Em um grau ou outro, TODOS nós precisamos do toque físico em nossos relacionamentos íntimos, mas para aqueles cuja linguagem do amor principal é o Toque Físico, pode ser ainda mais importante.
Porém, às vezes pode ser complicado, principalmente porque seu parceiro(a) pode não entender o que ele(a) quer, e isso pode criar certa frustração e confusão. Vejamos um exemplo de João e Jane!
A principal linguagem do amor de João é o toque físico. O último mês ou mais (por qualquer motivo) foi estressante e ele se sente um pouco distante de Jane. Percebendo isso, Jane tenta dar a João algumas palavras de afirmação e até compra um pequeno presente para ele, mas nada parece estar funcionando. Essa desconexão ainda está lá.
Finalmente, Jane pede a João que compartilhe o que ele precisa. João responde com: “Não sei, apenas me sinto fisicamente distante de você”. Pode ser um pouco estranho para João dizer: “Eu só quero um toque físico, mas não sexo”.
É por isso que conhecer a linguagem do amor do seu parceiro e ter uma conversa aberta sobre ele é tão importante, especialmente com o Toque Físico.
Jane saberia que tudo o que João precisa é de um pouco de contato físico. Talvez criem uma noite de cinema especial e se aninhem no sofá ou optem por dar uma caminhada e ficar de mãos dadas. Talvez ele só precise de um abraço.
Se você ou seu parceiro têm o Toque Físico como sua principal linguagem de amor, não tenha medo de falar sobre isso! Perguntem um ao outro que tipo de toque físico não sexual vocês mais gostam. A fisicalidade é uma parte muito importante de qualquer relacionamento ou casamento, então não evite a conversa!
Compreender essas diferenças é parte da solução e é sobre isso que Gary Chapman fala no seu livro. Com mais de 30 anos de experiência no aconselhamento de casais, ele percebeu que cada um de nós adota uma linguagem pela qual damos e recebemos amor. Quando o casal não entende corretamente a linguagem predominante de cada um, a comunicação é afetada, impedindo que se sintam amados, aceitos e valorizados.
Pronto para mergulhar mais fundo e entender as 5 LINGUAGENS DE AMOR?
Fonte: As 5 linguagens do Amor, Gary Chapman.