Você Está Empacado?
Muitos tem sido os clientes de coaching que me procuram dizendo que se sentem “empacados” se sentem presos , como se tivessem um grilhão em cada tornozelo. Não sabem o que querem da vida, que rumo tomar. Trabalham em algo que não gostam, mas, que lhes dá o sustento financeiro para pagar as contas no final do mês , estão em relações afetivas infelizes, mas não tem energia para sair delas, e assim os relatos continuam em todas as áreas da vida. Ou seja, eles sobrevivem de alguma maneira, mas não estão vivendo!
A profa. Dulce Magalhães dizia que “É mais fácil fazer uma mudança difícil do que manter-se em uma vida difícil” … Então porque nos mantemos na vida difícil? Porque nos acostumamos com esta vida e acreditamos que não existe outra possibilidade de viver de maneira diferente. Perdemos a capacidade de enxergar formas mais inovadoras de viver e ficamos arraigados em nossos julgamentos e crenças limitantes.
Um dos grandes fatores para permanecermos nesta situação, é não nos abrirmos para experimentar coisas novas. E daí você pode me dizer que este discurso é bonito , mas que ninguém vai pagar as suas contas no final do mês, e eu te pergunto: você prefere viver nesta vida, ou testar novas possibilidades? Não estou dizendo para você largar o seu emprego ou a sua relação afetiva, mas, para dar um novo olhar para as situações, permita-se se auto observar para checar o que funciona ou não para você.
A sua vida, é só sua, não é do seu namorado (a) ou do seu chefe. É VOCÊ que tem de encontrar as suas motivações e os seus quereres !
Nem sempre sabemos para onde vamos, qual é o nosso destino, mas, é certo que podemos traçar a nossa direção.
E como desempacar? Aceite que não existe uma só maneira de ver as coisas. Por vezes, é preciso ter muitas ideias para poder explorar diferentes possibilidades. Por exemplo, suponhamos que você atue na área de vendas, e esteja desempregado. A maior parte do seu dia, você navega em sites de emprego na internet, mas não tem retorno. Vai chegar uma hora que começa a pensar que não é bom o suficiente, que nunca mais vai encontrar emprego, que os outros tem mais sorte que você, etc.
Mas, não existe somente “esta maneira específica” de procurar emprego. Portanto, pare de se julgar, silencie o seu critico interno, e abra um espaço para novas ideias – inclua, talvez, aquele “projeto maluco” que há anos você possui, mas que nunca se permitiu experimentar… Isto vale para todas as áreas da sua vida.
Mudança requer a coragem de olhar para si mesmo e reavaliar a sua vida e fazer escolhas diferentes!
Então, se abra e seja flexível diante das situações, para que possa dar novas respostas, gerar novas ideias e viver uma vida que merece ser vivida.