• Início
  • Quem Sou
  • O que fazemos
    • Coaching
    • Eneagrama
    • Terapias Integrativas
  • Conteúdos
    • Ebooks
    • Testes
  • Blog
  • Contato
Tem uma dúvida?
(11) 9.9129-1178
contato@priscilagodoy.com
Login
Instituto Priscila Godoy
  • Início
  • Quem Sou
  • O que fazemos
    • Coaching
    • Eneagrama
    • Terapias Integrativas
  • Conteúdos
    • Ebooks
    • Testes
  • Blog
  • Contato

Despertar da Consciência

5 razões que nos impedem de descobrir verdadeiro sentido na vida

“Viver e trabalhar com propósito é um processo de autodescoberta.” – Shelley Prevost .

“A forma mais profunda de desespero é escolher ser outro que não ele mesmo.” – Soren Kierkegaard

Somos atraídos a pensar que o propósito da vida é igual a ascensão social, estabelecendo uma carreira, acumulando riqueza, competindo (e vencendo) e mantendo o poder.

Mesmo que possamos admitir para nós mesmos que não estamos satisfeitos com as armadilhas do sucesso, muitas vezes nos apegamos às nossas ilusões, porque eles são tudo o que sabemos.

Aqui está o que eu gostaria de propor: Talvez o nosso propósito não tenha nada a ver com o que fazemos para ganhar a vida. Talvez nosso propósito seja realmente viver autenticamente e descobrir quem realmente somos.

A maioria das pessoas nunca será capaz de compreender essa perspectiva.

Aqui está o porquê.

1. Você vive de fora para dentro e não de dentro para fora.

Desde a infância as pessoas são ensinadas a procurar outras pessoas para se guiarem. As normas sociais são uma parte importante da infância – você descobre  como deve agir em relação aos outros — mas o problema começa quando você estende esse processo e inclui algo tão pessoal quanto o propósito da sua vida. Algumas pessoas ganharam a nossa confiança e a capacidade de nos ajudar a encontrar nosso real propósito de vida. Se você é uma dessas pessoas que tem essas companhias, você tem sorte! Mas a maioria das pessoas, mesmo as bem-intencionadas, escolhem nos colocar dentro de compartimentos que fazem mais sentido pra elas. Para ganhar a aprovação delas, você se dispõe a entrar dentro do compartimento. Para manter a aprovação delas, você aprende a negar seguidamente quem você é. Em situações demais você vive num roteiro de outra pessoa”.

2. Você procura uma carreira antes de ouvir seu chamado

Nossa sociedade reduziu o sucesso a uma lista de caixas a serem verificadas: graduar-se na escola, fazer parceria, ter filhos, estabelecer-se em uma carreira bem definida e aguentar até que os cheques de aposentadoria possam ser recolhidos.

Esse caminho desgastado leva as pessoas à direção da conformidade, não ao propósito.

Estamos tão ocupados evitando medos auto-impostos não sermos bons o suficiente, inteligentes o suficiente, criativos o suficiente, bonitos o suficiente – que raramente paramos e perguntamos: “Estou feliz e satisfeito? E se não, como devo proceder para mudar as coisas? “

Encontrar o seu propósito é ouvir uma chamada interior. Em “Let Your Life Speak” (Deixe Sua Vida Falar),  Parker Palmer diz que devemos deixar a nossa vida falar conosco, não contar à nossa vida o que vamos fazer com ela.

Um chamado é apaixonado e compulsivo. Começa como um pressentimento (“Eu gostaria de tentar isso”), em seguida, transforma-se em um mandato que você simplesmente não pode mudar.

Um chamado não é um caminho fácil, e é por isso que a maioria de nós nunca o conhece. Nós tememos a luta, a loucura, o risco e o desconhecido.

Então escolhemos uma carreira porque corresponde àquilo que nos disseram ser importantes.

Alguns ganharam nossa confiança e a capacidade de nos ajudar a encontrar nosso propósito único. Se é você, considere-se com sorte!

Mas a maioria das pessoas, até mesmo o bem intencionado, opta por encaixar-nos em um espaço que faça mais sentido para elas. Para obter sua aprovação, você de bom grado desliza para o slot. Para manter a aprovação, você aprende a negar cronicamente quem você é.

Em muitos casos, você vive o roteiro para a vida de outra pessoa.

Você procura uma carreira antes de ouvir uma ligação.

Nossa sociedade reduziu o sucesso a uma lista de caixas a serem verificadas: graduar-se na escola, fazer parceria, ter filhos, estabelecer-se em uma carreira bem definida e aguentar até que os cheques de aposentadoria possam ser recolhidos.

Esse caminho desgastado leva as pessoas à direção da conformidade, não ao propósito.

Estamos tão ocupados evitando medos auto-induzidos de não sermos [preencher o espaço em branco] o suficiente – inteligente o suficiente, criativo o suficiente, bonito o suficiente – que raramente paramos e perguntamos: “Estou feliz e satisfeito? E se não, Como devo proceder para mudar as coisas? “

Encontrar o seu propósito é ouvir uma chamada interior. Em “Let Your Life Speak” (Deixe Sua Vida Falar) , Parker Palmer diz que devemos deixar a nossa vida falar conosco, não contar à nossa vida o que vamos fazer com ela.

Um chamado é apaixonado e compulsivo. Começa como um pressentimento (“Eu gostaria de tentar isso”), em seguida, incha em um mandato que você simplesmente não pode mudar.

Um chamado não é um caminho fácil, e é por isso que a maioria de nós nunca o conhece. Nós tememos a luta, a loucura, o risco e o desconhecido.

Então escolhemos uma carreira porque corresponde às expectativas dos outros, e raramente as nossas.

3. Você odeia o silêncio.

Nós vivemos em uma sociedade que não valoriza o silêncio. Valoriza a ação.

Mas viver sem silêncio é perigoso. Sem isso, você acaba acreditando que o seu ego – e tudo o que ele quer – é o seu propósito. Se você imaginar bem este cenário, você sabe que não termina bem.

Viva uma vida onde o ego está no comando e você encontrará o esgotamento e os questionamentos dele: “Eu tenho uma vida ótima, por que não me realizo?”

O silêncio abafa o ruído e cria um espaço para a autenticidade surgir. Em silêncio, você pode se perguntar sobre como sua vida e seu trabalho estão indo e fazer uma pausa para esperar pela resposta. Em silêncio, você dá informações para a vida convergir em algumas lições.

Normalmente, no entanto, antes que as lições tenham tempo de penetrar em você, você já se lança para a próxima distração.

4. Você não gosta do lado sombrio de si mesmo.

Carl Jung chamou isso de sombra.

É a parte da sua personalidade que você não quer os outros vejam. Representa suas deficiências, seus fracassos e seus impulsos egoístas. A maioria de nós evita esta parte, antes que alguém tenha a chance de ver.

Mas há algo interessante aqui: a parte de você que é mais sombria tem mais para te ensinar sobre o seu propósito.

Se descobrir seu propósito é realmente sobre autoconhecimento, sua escuridão lhe mostra onde você mais precisa crescer. Mais importante ainda, mostra de quem você mais precisa aprender. E são as pessoas que você menos gosta que têm mais para ensinar sobre você.

Mas a maioria ignora o lado sombrio. Em vez disso, você procura relacionamentos confortáveis ​​que reforcem suas imagens desgastadas e obsoletas.

5. Você desvaloriza a mente inconsciente.

Em “The Social Animal” (O Animal Social), David Brooks aponta para o preconceito em nossa cultura de que “a mente consciente escreve a autobiografia de nossa espécie”.

Como Brooks, a autora acredita que nossa cultura tem um relativo desprezo pela mente inconsciente e que ela representa – emoção, intuição, impulsos e sensibilidades.

Para descobrir seu propósito, você deve se sentir confortável com a mente não lógica. Você deve se acostumar a não ter as respostas. Você deve tolerar a ambiguidade e ficar bem com a luta. Você deve se permitir sentir profundamente.

Planejar intelectualmente seu caminho em direção a uma vida com propósito não funcionará nunca. Mas isso é pedir demais para a maioria das pessoas. Elas vão negar, despistar, ridicularizar ou simplesmente ignorar. E essa é a razão pela qual a maioria de nós viverá sem saber qual o verdadeiro propósito.

Fonte: Shelly Prevost, Psicóloga e Terapeuta e Co-fundadora e CEO da Torch.

Tag:autoconhecimento, autodescoberta, descobrir sentido da vida, psicologia, sentido da vida

  • Share:
author avatar
Priscila Godoy

Há mais de 20 anos trabalhando na área de desenvolvimento humano apoio pessoas e organizações em seus processos de mudança e transformação. No mundo corporativo já atendi inúmeras empresas nas áreas de liderança, coaching executivo e transformação organizacional. Com os indivíduos venho realizando programas de coaching de vida e terapias vibracionais para que eles acessem o seu melhor.

Psicológa, com Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e em Psicologia Transpessoal Possuo Certificação em Master Coaching Internacional (ICI-Integrated Coaching Institute ). Profa. de Eneagrama (certificação internacional pelo Enneagram Professional Training Program /USA). Certificação em Terapia Energética I pelo Inspirience Centre from Janosh (Holanda) e Certificação em Cultural Transformation Tools/Richard Barrett (CTT1).

Previous post

A JÓIA PRECIOSA - Do livro “Histórias da Tradição Sufi”
maio 10, 2018

Next post

Você Está Empacado?
maio 21, 2018

You may also like

mensagem da alma 11
O PROPÓSITO DA ALMA – COMO POSSO SERVIR COM OS MEUS POTENCIAIS?
18 agosto, 2022
TUDO COMEÇA PELA INTENÇÃO
14 dezembro, 2021
feridas emocionais imagememan
AS 5 FERIDAS EMOCIONAIS
16 setembro, 2020

Leave A Reply Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

  • Facebook
  • Pinterest
  • Instagram
  • Youtube

Procurar

Posts Recentes

Explorando os Instintos do Eneagrama: Como Desenvolver um Equilíbrio Saudável para uma Vida Plena e Satisfatória.
10maio2023
O PROPÓSITO DA ALMA – COMO POSSO SERVIR COM OS MEUS POTENCIAIS?
18ago2022
TUDO COMEÇA PELA INTENÇÃO
14dez2021

Categorias

  • Coaching
  • Despertar da Consciência
  • Eneagrama
  • Terapias Integrativas
  • Testes
Siga no Instagram
logo-eduma-the-best-lms-wordpress-theme

(11) 9.9129-1178

contato@priscilagodoy.com

Navegação

  • Quem Sou
  • Blog
  • Contato

O Que Fazemos

  • Coaching
  • Eneagrama
  • Terapias Integrativas

Conteúdos

  • Ebooks
  • Testes

© Copyright Instituto Priscila Godoy - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Hospedagens Pro.

[miniorange_social_login shape="longbuttonwithtext" theme="default" space="4" width="240" height="40"]

Login with your site account

Lost your password?

Chame no WhatsApp