Liderança: Discussão vs. Diálogo
A palavra “discussão” vem de “desiccate” – quebrar em pedaços/fragmentar, e define o que é certo e o que é errado, de acordo com as nossas opiniões. Aqui, cada um tem o seu ponto de vista que difere do outro, e todos tentam defende-los da maneira mais racional e objetiva possível, permanecendo em seus pressupostos que são gerados pelos nossos padrões de pensamentos , experiências de vida e imagens construídas por outros sobre nós.
No entanto, a palavra “diálogo” explora questões complexas e provem da capacidade de escutar atentamente as diferentes visões de mundo e integra-las para compor algo maior que leve a um aprendizado e a um entendimento comum.
No dia a dia temos que ser capazes de compreender claramente a distinção entre o diálogo e discussão para saber usá-las, obtendo o máximo de valor de cada situação.
Precisamos saber se uma determinada situação precisa de discussão ou diálogo, ou ambos. A discussão é governada pela tríade do tempo, lógica e razão, enquanto diálogo é governado pelo círculo emocional e espiritual, que nos permite alinhar, aprender, compreender e ligar-nos aos assuntos que temos em pauta – aqui não há vencedores, todos ganham.
Precisamos estar claramente conscientes desta distinção, para sermos capazes de conectar a nossa realidade racional com a nossa realidade emocional e, portanto, utilizar o potencial total dos membros envolvidos em determinada situação.
Reflexão: Como você vê a diferença entre discussão e diálogo – Você é capaz de saber quando e onde usar cada uma delas ou ambas com sua equipe?