A escolha é sua – Tenha preferências saudáveis
Um dos aspectos mais explorados no trabalho de Coaching é ajudar o cliente a entender as suas convicções irracionais. Tais convicções vêm das exigências e de cobranças, que nos impomos ao longo de nossas vidas e que acabam fazendo com que tenhamos atitudes derrotistas ou emoções negativas.
E por que isto acontece? Simples. Somos seres humanos. Desde que nascemos criamos o instinto de sobrevivência e a única coisa que queremos é a felicidade e o reconhecimento.
Só que para isto acontecer, em grande parte das vezes, fazemos com que nossos desejos e vontades tornem-se exigências, transformando as nossas expectativas de sucesso e aprovação em expectativas frustradas e destrutivas.
Vejamos alguns exemplos. Em nossa carreira é comum pensarmos: “Eu tenho que me sair bem neste projeto”, senão sou incompetente, sou fracassado, os outros não vão me valorizar. Ou “O meu chefe não deve falar alto comigo” porque senão ele é um péssimo líder, não sabe gerenciar equipes e não tem “coração”. Ou “Eu tenho que ter uma condição de trabalho melhor”, senão eu nunca terei sucesso e não vou conseguir o que almejo.
E se isto não se concretizar? CUIDADO!! Você provavelmente vai ficar arrasado e sentindo-se muito mal. Este tipo de pensamento só vai te trazer sentimentos de raiva, depressão, ansiedade, impotência , dentre outros.
Mas então o que fazer?? Desafie as suas convicções irracionais. Como?
Onde está a prova de que não posso de jeito nenhum me sair mal em um projeto, senão eu serei incompetente ou fracassado? Mesmo que existisse uma lei que ditasse que eu tenho que me sair bem em todos os projetos, eu me sairia?
Eu quero muito que o meu chefe me trate bem e não grite comigo, mas, de onde eu tirei a idéia que de qualquer maneira isto deve acontecer?
Se eu continuar acreditando que se não tiver uma condição de trabalho melhor, nunca terei sucesso e não vou conseguir o que almejo, aonde isso vai me levar?
Então, se você quer mesmo ter sucesso, reconhecimento e um trabalho melhor, continue querendo e vá em frente. Mas, saia do nível de exigência do “DEVO” ou “TENHO QUE” e comece a pensar em suas PREFERÊNCIAS.
“EU PREFIRO” ter sucesso em meus projetos, ou “EU PREFIRO” que meu chefe não fale alto, ou “EU PREFIRO” ter condições melhores de trabalho, mas se isto não acontecer, não vou morrer, não é o fim do mundo, eu não deixo de ser o ser humano que sou. Isto é apenas uma dificuldade ou inconveniente e é transitório.
Eu posso fracassar uma vez, mas isso não faz de mim um fracassado; meu chefe pode falar alto comigo, algumas vezes, mas isso não faz dele um péssimo líder ou uma pessoa sem coração.
Portanto, desafiar as suas convicções irracionais, pode ajudá-lo a ter pensamentos, sentimentos e atitudes mais saudáveis, e, provavelmente isto fará com que você atinja as suas metas sem tantas frustrações.
Que tal começar a praticar uma nova forma de pensar e enxergar a vida sob uma nova perspectiva?