TER UM PROPOSITO DE VIDA AJUDA A PROTEGER O CÉREBRO DE DECLÍNIO MENTAL
Quem me conhece sabe que gosto muito de pesquisas, pois elas nos trazem uma investigação minuciosa sobre os assuntos, baseado no conhecimento, fatos e dados. Por isso, decidi compartilhar uma pesquisa realizada sobre como ter um Proposito de Vida pode te levar a envelhecimento mais saudável.
Recente estudo conduzido pelos pesquisadores da “Rush University Medical Center”, em Chicago-USA, diz que ter um PROPOSITO DE VIDA, está associado a menores taxas de mortalidade e declínio mental entre os idosos. O estudo foi publicado na revista “ Psychosomatic Medicine” e está disponível em www.psychosomaticmedicine.org.
Dra. Patricia A. Boyle, PhD, e seus colegas do Centro de Doenças do “Rush Alzheimer”, estudaram 1.238 participantes idosos residentes neste centro. Durante mais de 5 anos eles fizeram avaliações nestes idosos e constataram que aqueles idosos que realmente tinham um propósito de vida e extraiam significado de suas experiências diárias, adoeciam menos e retardavam a mortalidade, comparados com aqueles que não tinham um proposito claro.
Algumas das associações mais significativas que retrataram o modo de pensar de idosos sem propósito estavam ligados a:
– “Às vezes me sinto como se eu tivesse feito tudo o que há para fazer na vida”;
– “Eu costumava definir metas para mim mesmo, mas que agora parece um desperdício de tempo”; e
– “As minhas atividades diárias frequentemente parecem triviais e sem importância para mim.”
Dra. Patricia Boyle diz que está animada com as conclusões da pesquisa, porque elas sugerem que os fatores positivos – como ter um senso de Propósito de Vida, são importantes para uma maior saúde integral (corpo, mente, emoção e espirito) .
Apesar dos pesquisadores reconhecerem que ainda as características demográficas se fazem limitadas, consideram esta pesquisa um passo importante e dizem que futuros estudos serão muito benvindos para complementação e novas informações.
Dra. Boyle diz que ter um senso de propósito na vida é importante, mas este estudo com idosos, pode revelar que a sensação de significado e intenção positiva que colocamos ao longo da vida, pode ser um amortecedor contra resultados negativos na saúde.
Esta não é a primeira vez que pesquisas ligadas a ter um Propósito de Vida, tem resultados de saúde mais positivos. Um artigo de 2009 na revista “Psychosomatic Medicine” mostrou que ter um Propósito na Vida está ligado à longevidade. Em 2011 um estudo também publicado na revista “Archives of General Psychiatry”,
sugeriu que o ter o Propósito de Vida está ligado a um menor risco de doença de Alzheimer.
Fonte: Rush University Medical Center